IV Cimeira do Turismo Português debate futuro da atividade com líderes nacionais e internacionais

O valor da marca Portugal, a afirmação do Turismo no espaço europeu, a gestão dos destinos turísticos e a urgência de um novo aeroporto para Lisboa são temas em destaque na 4ª edição da Cimeira do Turismo Português, que se realiza em Lisboa, no Dia Mundial do Turismo. Marcelo Rebelo de Sousa, António Tajani, Carlos Moedas, António Horta Osório, Pedro Marques, Ana Mendes Godinho, Fernando Medina, Rui Moreira e Luís Araújo estão entre os convidados.

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) volta a assinalar o Dia Mundial do Turismo com um debate alargado no Teatro São Luiz, em Lisboa, sobre os desafios que se colocam à atividade, num contexto de crescimento sem paralelo na nossa história.

Intitulada «O Turismo Primeiro: Sucessos do Presente. Desafios de Amanhã», esta cimeira decorre do programa da CTP para o triénio 2018/20 que tem como tema ‘O Turismo Primeiro’ e que assenta na consolidação do Turismo como atividade essencial à economia nacional.

Para Francisco Calheiros, presidente da CTP, «não podemos perspetivar o futuro da atividade turística, sem analisar o contexto atual e identificar as suas maiores fragilidades. É certo que vivemos um ciclo de expansão, mas há trabalho a fazer para consolidar e garantir um crescimento sustentável do Turismo e esse trabalho requer a participação de todos. Foi com este espírito que decidimos convidar personalidades de diversas origens e áreas profissionais com diferentes perspetivas para promover um diálogo tão construtivo e abrangente quanto possível».

Câmaras de Lisboa, Porto, Loulé e Funchal debatem gestão dos destinos turísticos

Esta edição da Cimeira do Turismo, evento promovido pela CTP de dois em dois anos, conta com dezenas de oradores que, ao longo do dia, irão debater temas estratégicos para a atividade. É o caso da gestão dos destinos turísticos, que reunirá numa mesa redonda os Presidentes das Câmaras de Lisboa, Porto, Loulé e Funchal, sendo antecedida da intervenção de Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, e da apresentação de um estudo da PwC sobre esta temática.

Outro ponto alto da cimeira será a discussão sobre o aeroporto de Lisboa, que contará com a participação de Duarte Silva, Coordenador do Projecto de Expansão Aeroportuária de Lisboa, Thierry Ligonnière, CEO da ANA, Jorge Ponce Leão, Presidente da NAV, Antonoaldo Neves, Presidente Executivo da TAP, e Luís Silva Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da ANAC.

De destacar também o tema da afirmação do Turismo no espaço europeu, que se iniciará com uma intervenção de António Tajani, Presidente do Parlamento Europeu, e irá prosseguir com um debate com Eduardo Santander, Executive Director of European Travel Commission, Tim Fairhurst, Director of Policy at European Tourism Association, Christian Gsodam, Adviser to the EU Council President, e Michel de Blust, Secretary General at European Community Travel Agents Association.

A CTP convidou também para esta edição Carlos Moedas, Comissário Europeu, a António Horta Osório, CEO do Lloyds Bank.

A sessão de abertura estará a cargo de Francisco Calheiros e António Costa, Primeiro-ministro. Tal como na cimeira de 2016, Marcelo de Rebelo de Sousa encerrará os trabalhos.

Mais informações, notícias e o programa completo desta cimeira estarão disponíveis em breve no site http://cimeiradoturismo.pt/

01 Agosto 2018